26 de fev. de 2012

Artesanato


O que é artesanato?

Artesão+nato = artesanato

É uma técnica manual utilizada por um profissional individual chamado  Artesão, é um tipo de arte que não precisa de fundamentação teórica, conceitos, explicações, expressões como nas artes plásticas, mas requer muita criatividade e beleza para atrair seus consumidores.
É um ofício que é transmitido de pai para filho e existem famílias inteiras que sobrevivem apenas do artesanato regional.

Podemos dizer que:
"Artesanato é a atividade predominantemente manual de produção de bens no qual se admite a utilização de maquinas ou ferramentas, desde que não dispensem a criatividade ou a habilidade individual e de que o agente produtor participe, diretamente, de todas ou quase todas as etapas da elaboração do produto."  
 O artesão vive de sua arte, e vende em bazares e feiras de artesanatos espalhados por todas as regiões do Brasil, porém a maior concentração de artesãos está na região nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e Pernambuco onde temos mestres artesãos conceituados.

Por ser um trabalho bastante apreciado, as feiras artesanais fazem muito sucesso entre os consumidores. Há muitas feiras de artesanato famosas, entre elas estão: as de Feira de Santana, Sobral e Caruaru. 

Origens:

Nos achados arqueológicos consta que o artesanato está presente desde a Pré-história. Os homens desta época faziam peças utilitárias como cestos, ferramentas, vasos de cerâmica, faziam também roupas, esculturas e outros objetos utilizando as mãos como ferramenta e os recursos da natureza como matéria-prima.

O artesanato indígena é de extrema beleza e de grande valor artístico, pois representa a expressão cultural do povo indígena brasileiro.


O artesanato foi e é um dos maiores responsáveis pela "contação" da História humana, pois muitos povos deixaram registrados em suas peças seus costumes em forma de desenhos, hieróglifos e escrita, proporcionando aos estudiosos descobertas maravilhosas e fundamentais de nossos antepassados.

Bauhaus (1919 – 1933)

Bauhaus


Esta famosa escola alemã estabeleceu os conceitos do design funcionalista e da didática desta nova atividade.

Arte e Artesanato, Artista Plástico e Artesão uma linha tênue...

Fundada com a missão de promover a união entre a arte e a técnica, apresentou nos seus primeiros anos de funcionamento uma orientação mais individualista, valorizando a expressão pessoal do artista na concepção do produto e sua função.

Associou Técnicas artesanais, arte e design para criar objetos funcionais em larga escala (industrialização).

Mais que uma escola, fundou um centro de cultura que tem como objetivo a integração do ensino à indústria, superando a oposição entre trabalho manual e intelectual, arte e artesanato, arte e indústria. Funcionando como um laboratório de ideias em relação à arquitetura, artes plásticas, artes gráficas, desenho de móveis e objetos domésticos, procurando conciliar o artesanato e o avanço tecnológico.

Na Bauhaus o artesanato foi utilizado com uma função pedagógica, como um aprendizado pelo fazer. Abrindo-se para um programa que prevê o conhecimento de todos os instrumentos de trabalho e de todo o processo produtivo, desde a compreensão dos materiais, observação das formas e texturas da natureza, até o projeto e execução dos objetos.
Fechada pelos Nazistas em 1933, a Bauhaus prolongou-se na obra de arquitetos e designers de móveis de grande aceitação pela indústria e pelo público da época e que até hoje constituem padrão de referência do mobiliário do século XX.

Mas este é um assunto que veremos onde falarei de Design...

''Arquitetos, escultores, pintores, todos devemos retornar ao artesanato, pois não existe “Arte Profissional”. Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão. O artista é uma elevação do artesão, a graça divina, em raros momentos de luz que estão além de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte, entretanto, a base do “saber fazer” é indispensável para todo artista.''
 Walter Gropius (Manifesto-Weimar Abril, 1919).

- No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão.

 fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário